Thursday, October 21, 2010

Idoru - O Futuro do Pop

Idoru = アイドル aidoru = ídolo, em japonês.


Conheça Hatsune Miku. Diva do J-Pop, cabelos azuis, roupas que lembram Sailor Moon, shows esgotados. E ela não existe.


Criada pela Crypton Future Media usando a tecnologia de sintetizador Vocaloid desenvolvida pela Yamaha, Hatsune Miku não é a primeira e provavelmente não será a última virtual idoru.

Precedida por Sharon Apple em Macross Plus de 1994, S1m0ne no filme homônimo de 2002, Rei Toei no livro Idoru de 1996 de William Gibson e pela âncora jornalista Ananova, Hatsune Miku parece ser a mais bem sucedida idoru até então. Basta ver um vídeo de um show ao vivo da "cantora":



Da até vontade de ir, não dá?

O mais interessante é que qualquer um pode comprar o avatar da Hatsune, escrever músicas e fazê-la cantar, além de compartilhar as suas músicas com outras pessoas em sites como o Piapro. E outra, existe até uma gravadora especializada, a KarenT, com links para compra de músicas no iTunes, por exemplo.

O design da personagem foi feito pela artista Kei Kusunoki, conhecida por mangás de terror.

É interessante pensar nas possibilidades que esses produtos oferecem, músicos que podem ter uma voz, literalmente, e vender suas músicas, desenvolvimento da tecnologia que fez possível a personagem, troca de conteúdo entre usuários e participantes das comunidades, entre outros.

Relacionados:

Crypton

O Futuro do Pop - Parte II

No comments:

Post a Comment