Friday, January 7, 2011

Assault Girls

Bem como Avalon, Assault Girls é escrito e dirigido por Mamoru Oshii. E como Avalon, A.G. se passa no mesmo mundo dominado pelo jogo de realidade virtual de mesmo nome. É dentro do jogo que a história se passa.

Lançado a pouco mais de um ano atrás, em dezembro de 2009, o filme teve um lançamento pouco marketizado e passou despercebido. Os trailers que vi não me empolgaram muito e as resenhas que li pela internet não foram favoráveis mas mesmo assim, sendo um filme de Oshii, decidi conferir. Sabendo que se passava no mesmo mundo de Avalon foi um plus.

Com duração de apenas 01 hora e 10 minutos (uma hora e cinco minutos exatamente sem contar com os créditos finais), Assault Girls parece mais um complemento, uma side story, do que um stand alone movie. Provavelmente essa foi a intenção de Oshii quando realizou esse longa, mas com certeza, para os menos atentos, deixa um gosto amargo de que algo está faltando.

Um grande problema também é a escolha do idioma. Com um elenco formado por atrizes e atores japoneses, as falas são praticamente todas em inglês, e apesar de haver um motivo para tal escolha, explicação dada no final -, logo nos minutos iniciais percebe-se que a interação entre as personagem fica muito artificial e prejudica o entendimento do filme. Oshii se utilizou da mesma técnica em Avalon e se saiu infinitamente melhor. Para piorar, as personagens usam máscaras e na maior parte do filme o som das suas vozes saem abafados, deixando incompreensível a clareza do som. Realmente é de testar a paciência do espectador.

Outro aspecto no mínimo bizarro é a escolha feita dos inimigos enfrentados no jogo - é impossível não pensar nas sand worms de Duna.

Mas Assault Girls tem seus méritos.

As cenas de ação são bem realizadas e coreografadas e os efeitos especiais são bem feitos também, para um filme que parece não ter tido um orçamento muito grande. O figurino composto de armaduras e uniformes utilizados pelos personagens são críveis e dão um ar de autenticidade à proposta do filme.

A trilha sonora também é um destaque, composta por Kenji Kawai, parceiro musical de longa data de Oshii.

Como curiosidade, Assault Girls teve origem no curta Asssault Girl: Hinako The Kentucky, disponível no filme Shin-Onna Tachiguishi Retsuden, lançado nos EUA com o título de The Women of Fast Food, que por sua vez faz parte da Kerberos Saga, orquestrada pelo próprio Oshii.

O curta está disponível no YouTube aqui:



O curta é interessante e merece ser visto, talvez mais até que o próprio quase-longa que originou.

Assault Girls é um filme difícil e apesar das cenas finais compensar todo o restante do filme, é recomendado apenas para fãs hardcore de Avalon e seu diretor.

Há rumores de uma continuação e espero que Oshii-san tenha um pouco mais de juízo em realizá-la, pois potencial existe.




 

 

 

No ghost, just a shell

 
 



 


 


 

 
Os principais responsáveis pelos méritos do filme

No comments:

Post a Comment