Thursday, January 6, 2011

Avalon

Bom, como passei para o português a resenha do Ghost in the Shell original, aqui está traduzida a do filme Avalon, também dirigido por Mamoru Oshii.

Depois de um hiato de 5 anos, Mamoru Oshii deu seguimento à sua filmografia com o filme live-action Avalon, uma co-produção entre Japão e Polônia.


Avalon conta a história de Ash, interpretada pela atriz polonesa Małgorzata Foremniak, e suas incursões no mundo de um jogo de realidade virtual ilegal conhecido por, sim, Avalon.

Ash é uma das melhores jogadoras e logo começa a ouvir rumores de uma fase secreta escondida chamada de Special A.

O que acontece em seguida é a busca de Ash por tal nível.

Avalon é Mamoru Oshii no seu melhor. A história é contada de maneira vagarosa, contemplativa, quase que meditativa da rotina diária de Ash, estilo bem similar ao de Ghost in the Shell; a cinematografia em tons de sépia, tanto na realidade virtual quanto no mundo real, fazendo com que a linha entre os dois mundos fique mais tênue ainda; um interlúdio musical que pode fornecer pistas da história e muito mais.

Avalon com certeza leva seu tempo para se desenvolver - espere discussões filosóficas pesadas entre personagens, mas para quem já conhece o diretor, não é nenhuma surpresa.

Há muitos paralelos entre esse filme e Ghost in the Shell, e isso é assunto para outro post.

Avalon é um filme de qualidade acima da média dentro do gênero cyberpunk, e com certeza deixa a sua marca, exatamente como os outros filmes de Oshii.

Como curiosidade, é interessante o fato de que o filme todo é falado em japonês, apesar dos atores serem poloneses. Outro  filme cyberpunk, Gunhed, teve um caso similar: atores japoneses falando tanto em japonês quanto em inglês, com resultados desastrosos.

Ash XP

Menus Ghost in the Shell


Ash = Motoko


Chefe final

No comments:

Post a Comment