Sunday, January 2, 2011

Ghost in the Shell: S.A.C - Episódio 09

Depois de dois episódios stand alone, um fraco e outro bom, temos aqui o nono da temporada, e o quarto Complex.


Como a screenshot acima diz, o título é Chat! Chat! Chat! e é exatamente o conteúdo do episódio: bate-papo!


Só que, ao invés de ser um papo normal ou uma conversa mais séria, o formato é inovador. O Chat do título é exatamente isso: uma sala de bate-papo. Mas não uma sala de bate-papo normal, é uma sala de bate-papo virtual do mundo de Ghost in the Shell. É aqui que temos o "twist", por assim dizer.

 Tenho certeza que em qualquer outra série, um episódio assim seria quase impossível, confiando por toda sua duração apenas em diálogos entre os personagens. O único exemplo que eu consigo lembrar vem de outro animé, mais exatamente no décimo-quinto episódio de Ergo Proxy, que se passa em um formato de game show e que também merece ser conferido, mesmo diferente em suas intenções.

O twist, na verdade muito mais a habilidade da produção em criar roteiros inteligentes do que um twist propriamente dito, é exatamente usar uma ferramente comum da internet desde os seus primórios até hoje, e torná-la "fresca", por assim dizer. No mundo de GitS, uma sala de bate-papo tem exatamente essa aparência:










Francamente, quem não gostaria de frequentar uma sala de bate-papo assim? Ou um fórum? IRCs? Ou até mesmo os programas de mensagem instantânea?

Quem sabe aqui já não esteja o futuro dessas ferramentas?

Para não estragar nenhuma surpresa, e nada difícil de adivinhar, apenas digo que há um encontro interessante, parecido com a relação Motoko x Puppet Master do primeiro filme, onde um já sabia da existência do outro muito antes de se conhecerem. Talvez seja esse o caso aqui também, talvez não.



É interessante ver os paralelos de uma sala de bate-papo do futuro e das atuais. Com as representações tecnológicas deixadas de lado, as salas são no fundo, ferramentas conversacionais; sempre lotadas e para provar isso, basta visitar alguma de qualquer grande portal de internet; e, para o bem ou para o mal, são usada, no final das contas, para conversar. Nesse episódio específico, as pessoas se reúnem para discutir o fenômeno do caso do Laughing Man.

No meu caso específico, de vez em quando as uso tanto para promover esse site quanto para promover o blog do meu livro.

Seja por salas de bate-papo, por fóruns, ircs ou qualquer outra ferramenta similar, desde que a usamos para o bem, sou a favor de todas elas.

No comments:

Post a Comment