Sunday, January 23, 2011

New Dominion Tank Police

Lançado em 1993, alguns anos após o original, New Dominion Tank Police parece ser uma continuação direta de seu predecessor.
Praticamente os mesmos personagens aparecem aqui, desde a protagonista Leona e seu parceiro de polícia Al até as andróides Anna e UniPuma; há algumas ausências, como alguns personagens secundários, que se antes eram bem pouco aproveitados, aqui não fazem falta nenhuma.

Dividido em seis episódios de 30 minutos cada, New Dominion é bastante similar ao original para valer uma análise mais profunda.
Com aspectos técnicos melhor trabalhados, como a animação, fica mais bonito aos olhos assistir a esse OVA, mas como o visual não é tudo, o que julgo mais importante em qualquer mídia, seja um animé ou livro ou filme, é mais uma vez deixado em segundo plano.

A história novamente conta as desventuras da Tank Police e os casos que enfrentam em Newport coberta por uma nuvem de poluição bacteriana. E outra vez o animé segue o rumo do pastelão, com situações absurdas e comédia física típicas desse gênero, que depois de um tempo testam a paciência de qualquer um.

Fica óbvio que essa é a intenção da franquia Dominion desde o início, mas não dá para deixar de pensar que se pelo menos certos elementos fossem melhor desenvolvidos o resultado final poderia ter sido mais notável.

Por exemplo o primeiro episódio. Vemos a primeira aparição de um think tank que parece ser o antecessor de um Tachikoma e esse elemento é sumariamente ignorado nos capítulos posteriores - o tanque some sem nenhuma explicação, para ser esquecido completamente pelos personagens e pior, pelos roteiristas da série. Outos invariavelmente aparecem no quinto e sexto episódio mas aí já é tarde demais para se importar.

Outro exemplo é o caso das "vilãs" AnnaPuma e UniPuma. Elas são andróides que viraram criminosas e nenhuma explicação é dada a respeito, praticamente nenhuma alusão às suas Inteligências Artificais é feita, nada. Outra oportunidade perdida.
E temos também a cidade em que se passa a história. Encoberta por poluição, uma fumaça de bactérias, nenhuma pista é dada por toda a série a razão de tal acidente ter acontecido, se realmente foi um acidente ou qualquer outro motivo, um ataque terrorista, por exemplo, ou uma guerra.


Assim como a primeira série de OVAs, New Dominion conta apenas com um caso em todos os seus episódios e apesar de esse até ser interessante, com drogas cibernéticas e produção de armas, o foco escolhido pela produção obscurece esses temas e no final das contas, você acaba não se importando muito com a conclusão da história.


Dominion é para se assistir com o cérebro desligado e apenas serve para divertir, e olhe lá. Se você está procurando algo mais sério, procure em outro lugar.
O pior que eu poderia falar é que assistir ao animé só fez dar vontade de ler o mangá para conferir qual é pior, o produto original ou seu filhote.

Muito sono depois de assistir New Dominion

No comments:

Post a Comment