Wednesday, February 9, 2011

Alphaville

Alphaville é um filme francês, lançado em 1965 e escrito e dirigido por Jean-Luc Godard.

Filmado em preto e branco na Paris da década de 60, que posa para a titular cidade Alphaville, dominada por um robô ditador, Alpha 60.
O filme é um belo exemplar de proto-cyberpunk, ou seja, um dos precursores do gênero, assim como 2001: Uma Odisséia no Espaço e La Jetée.
Godard adota o estilo hardboiled, e o personagem principal é o agente secreto durão Lemmy Caution, trajando os obrigatórios sobretudo e chapéu, e fumando cigarro após cigarro, é claro.





Com certas influências de Admirável Mundo Novo e 1984, Godard constrói um filme calcado mais nos personagens e na atuação do protagonista, o ator Eddie Constantine, do que na história. Que não é toda ruim, pra falar a verdade, mas quem vende o filme são mesmo os atores, com a presença de Anna Karina, musa de Godard.


A história: o agente secreto Lemmy Caution é enviado a Alphaville para investigar o desaparecimento de outro agente secreto e para capturar ou eliminar o criador Professor Von Braun e sua criatura, Alpha 60.
Assistindo Alphaville percebe-se outros filmes do gênero que influenciaria mais tarde, quando o cyberpunk se tornaria um gênero mais "consolidado", como Blade Runner, Gattaca e Brazil.

O discurso mais interessante do filme, e é aqui que vemos a influência de Admirável Novo Mundo e 1984, é o impacto negativo da tecnologia na humanidade, com um robô que controla a cidade inteira e a vida de seus habitantes, aspectos que seriam de praxe no cyberpunk propriamente dito.
Paris como locação principal com certeza é um personagem a parte, como é de costume nos filmes hardboiled, provendo uma arquitetura retro-futurista, e Godard faz bom uso do jogo de luzes e sombras, com cenas interessantes dentro de hotéis ou similares.
Em resumo, Alphaville merece ser conferido, um filme precursor do gênero que seria consolidado definitivamente no começo dos anos 80.

 

Computadores da década de 60 fazem as vezes do futurismo:


No comments:

Post a Comment