Wednesday, February 2, 2011

Appleseed 2004

Lançado em 2004, Appleseed ignora completamente o OVA homônimo de 1988, e com razão.

O OVA, enquanto melhor que Dominion Tank Police e Black Magic M-66, por exemplo (que são todos criados por Masamune Shirow), deixa muito a desejar, até porque a história é muito mal desenvolvida, como analisado aqui.

16 anos depois, Appleseed tem a sua redenção nessa nova empreitada.


A história: em uma sociedade utópica controlada por um super-computador, seres conhecidos como bioroids convivem com os seres humanos, ignorantes de que a utopia que vivem não é bem o que parece. É aí que entra Deunan Knute, uma combatente que se junta ao esquadrão E.S.W.A.T e que pode ter a chave para salvar o futuro de todos.


Produzido através de técnicas de captura de movimentos, cenas em CG e cell shading, Appleseed é um filme de encher os olhos. Coincidência ou não, dois anos depois outra animação baseada nos mangás de Shirow seria produzida utilizando-se da mesma técnica de cell shading, mas com resultados aquém do esperado. Estou falando de TANK S.W.A.T 01, da série Dominion.



Apesar da animação em Appleseed não ser totalmente perfeita (em certos momentos alguns personagens não são bem definidos como outros ou o cenário de fundo parece estar meio apagado), ela é surpreendente, pois o animé foi produzido com um orçamento de "apenas" 10 milhões de dólares, uma média abaixo do normal, se pegarmos outros filmes da época para efeito de comparação. Por exemplo Os Incríveis, também lançado em 2004 e com um orçamento estimado em 92 milhões de dólares. É claro que Os Incríveis é um filme de CG por total e Appleseed não, mas a comparação é válida.




Visuais a parte, a maneira que a história é conduzida é boa o suficiente para praticamente anular a existência da adaptação de 1988.
Apesar da história do OVA original ser interessante, sua 01 hora de duração é sua maior armadilha e aqui temos 01 hora e 45 minutos de um roteiro ágil, misturando cenas de ação dinâmicas e bem coreografadas com as necessárias e muito bem-vindas cenas de exposição, aquelas em que as interações entre os personagens são desenvolvidas, explicações são dadas, motivações são reveladas e um pouco de mistério é dosado à trama.





Em Appleseed, temas como a própria utopia são bem explorados, e essa condição é a chave para a trama do filme.
Outro fio narrativo que desencadeará os eventos do filme também é bem desenvolvido, e apesar de não ser novidade, aqui em Appleseed ganha novas perspectivas.


Essa dinâmica entre bioroids e humanos também foi o tema principal de outro animé, lançado dez anos antes e também resenhado aqui. Estou falando de Armitage III. Enquanto Armitage III tem uma veia mais noir, mais investigativa e até mais visceral, Appleseed é basicamente um filme de ação, desde a abertura empolgante até o final grandioso.

A protagonista de Appleseed é Deunan Knute, e assim como as outras heroínas de Masamune Shirow, ela é forte e determinada, apesar da Deunan de Appleseed 2004 ser um pouco diferente da Deunan de Appleseed 1988. E não apenas ela, mas como a história toda é diferente. Para saber todas as diferenças, só assistindo a ambos, apesar de na minha opinião a versão de 1988 valer apenas como curiosidade.

Se você está procurando um filme de ação com uma história acima da média, confira Appleseed.

Existe uma continuação direta lançada em 2007 que em breve assistirei e resenharei, para fechar com a saga Appleseed.












2 comments:

  1. Cara! Eu assisti todo os Appleseed, e com certeza esse é um dos melhores... o Ex Machina ainda é o melhor...

    ReplyDelete
  2. A resenha do Ex Machina já está pronta aqui, logo logo a publico, Alejandro!

    ReplyDelete