Thursday, February 10, 2011

Deus EX3: Human Evolution

Dando uma olhada no site da Eidos-Montreal e vendo as fotos, me deparei com essa interessante concept art, denominada "Humanity Rally":


O que se sabe a respeito desse terceiro Deus Ex é que ele é uma prequel, se passando no ano 2027, 23 anos antes do primeiro game.

O primeiro, que pretendo em breve escrever a respeito, se passa em 2050 em um mundo aonde a nanotecnologia é realidade.

Pois bem, sendo uma prequel, o mundo de DEX3 não será tão desenvolvido quanto o do primeiro, apresentando os primeiros passos na evolução, com o personagem principal, Adam Jensen, possuindo implantes mecânicos e não baseados em nanomáquinas.


Com tudo isso em mente, e analisando a arte conceito acima, já dá pra perceber que um dos temas em Human Evolution será o conflito entre grupos conservadores e os pro-choice, ou seja, os que são contra e os que são a favor. O que não está muito claro é se tal conflito será parte integral do jogo e se o embate se dá a favor ou contra os implantes mecânicos ou se dá sobre o desenvolvimentos de novas tecnologias.

E o que seria um rally?

Como é comum nos EUA, por exemplo, um rally é um evento massivo de pessoas a favor de uma causa, política ou não. Na foto acima, fica claro que um rally para a Humanidade é uma demonstração de que nem todos são a favor de implantes e/ou o desenvolvimento de tecnologias que possibilitam tal intervenção.
No Brasil, um exemplo equivalente seria as convenções nacionais dos partidos políticos antes das eleições.

Esse é um tema comum dentro do gênero cyberpunk, em animés como Armitage III e Appleseed 2004, em filmes como Blade Runner e outros jogos, como Snatcher (resenha em breve). E é um tema que nunca deixa de ser obsoleto e através dos exemplos citados acima, sempre ganha uma nova e interessante perspectiva.


Como foi postergado para Abril, só nos resta esperar que o terceiro jogo de uma das séries mais aclamadas de todos os tempos pelo menos se equipare aos seus antecessores. Ou seria sucessores?

No comments:

Post a Comment