Thursday, February 10, 2011

Strange Days - Estranhos Prazeres

Strange Days é um filme cyberpunk, mas diferente de outros do gênero, se encaixa muito mais no punk do que no cyber; o último tem certos elementos e faz parte do plot, mas é o punk que domina boa parte do longa: ruas infestadas de tumultos, uma polícia totalitária, embates entre a população e policiais, saqueamentos e o próprio personagem principal, que ganha a vida nas ruas e através do black market. Essa desobediência civil é causada pela morte do rapper-ativista Jeriko One, algo que ganha um quê de comentário social relevante (em parte inspirado por acontecimentos do começo da década de 90 nos EUA) e acaba se tornando integral à história.
A história: o ex-policial Lenny Nero acidentalmente descobre uma conspiração dentro da polícia na Los Angeles do ano 1999. Lenny vende discos (MiniDiscs) com as emoções, sentimentos e memórias de outras pessoas, acessadas através de um deck. Um desses discos acaba sendo um snuff, com o estupro e assassinato de uma prostituta, que pode estar ligada ao assassinato do rapper e ativista Jeriko One.
Talvez o único "problema" de SD é o setting, a época que se passa, na virada 1999 para o ano 2000, quando havia o temor do Y2K. Isso o data um pouco mas as qualidades do filme supera esse pequeno detalhe.
Acessar e gravar as memórias de uma pessoa é uma tecnologia que não existe ainda e esse é o elemento cyber do filme, e enquanto os roteiristas não acertaram nessa previsão, isso diz apenas uma coisa: que o filme estava bem a frente de seu tempo.

Escrito por James Cameron e Jay Cocks, Cameron também produz, com direção de Kathryn Bigelow, que em 2009 dirigiria Guerra ao Terror.

E o elenco é de peso: Ralph Fiennes, Angela Bassett, Juliette Lewis, Tom Sizemore, Vincent D'Onofrio e Michael Wincott. Entre tantos nomes, é quase impossível destacar um, mas é Ralph Fiennes o protagonista e é ele que vende o filme, interpretando o personagem Lenny Nero, ex-policial, cool hustler das ruas, praticamente incarnando o Case de Neuromancer, e durante todo o filme fica a impressão de que Fiennes daria um bom Case, sem dúvida.
Outra evidente influência de Neuromancer é a personagem de Angela Bassett, a guarda-costas Mason, razor girl digna de figurar no livros de Gibson, até por que é ela os músculos do filme, enquanto Lenny toma um papel mais passivo, assim como a dinâmica Case/Molly no livro, e é mais uma personagem feminina de Cameron que poderia ficar de igual entre suas irmãs mais velhas, como Sarah Connor, da série Terminator e Ellen Ripley de Alien (para uma análise de Neuromancer e razor girls, visite o post de Neuromancer).
Infelizmente, Strange Days não fez sucesso em seu lançamento, arrecadando apenas 6 vezes o seu orçamento de U$42 milhões, e acabou se tornando um cult movie. Indigno, é lógico, pois acabou se tornando um filme menor na filmografia de Cameron. Talvez a estratégia de marketing, ou outros filmes que saíram no mesmo ano (Se7en, Heat, 12 Macacos, Braveheart) ou ter sido lançado em Outubro sejam os fatores para o filme passar despercebido pelo grande público.
E merece ser conferido!


















No comments:

Post a Comment