Saturday, April 16, 2011

Ghost in the Shell: S.A.C - Solid State Society

A minha primeira impressão depois de assistir Solid State Society é de que eu precisaria de alguns bons dias para poder digerir o filme. Parte do mundo Stand Alone Complex, SSS é continuação direta da mesma. Isso serve como aviso, pois SSS não é um filme fácil de assistir, até mesmo para quem está acostumado com a série e da maneira como ela funciona e é conduzida.

Não é fácil porque demanda atenção demais e muitas vezes não oferece satisfação total, deixando algumas pontas soltas ou perguntas sem respostas. Isso foi algo que senti durante toda a segunda temporada de S.A.C. e aqui em Solid State Society parece ser o mesmo caso.

Talvez o "problema" seja a auto-indulgência e o caso de que muitas vezes os produtores esquecem de que existe uma audiência do outro lado, o público-alvo, que mesmo que exigente, pode facilmente se entediar de ter que aguentar o que vê na tela.

SSS não é um filme ruim, pelo contrário, é bom o suficiente para figurar entre as melhores histórias do mundo de GitS, mas se essa história fosse contada através de mais uma temporada de S.A.C., talvez o resultado final teria sido mais satisfatório do que em apenas um filme contido em duas horas e pouco de duração. Ou seja, o formato de filme fechado é o grande vilão.

A história de SSS é continuação direta dos eventos do final de 2nd GIG, então fica a dúvida no ar da não produção de mais uma temporada. Com certeza a história se beneficiaria se contada através do formato serializado, com alguns episódios stand alone aqui e ali; não precisaria nem ser uma temporada de 26 episódios, como a segunda, que ao meu ver se alongou demais, mas sim uma temporada menor, para não cansar demais.

A história: Dois anos após o final de 2nd GIG, a Seção 9, com Togusa ocupando a posição da Major, que agora trabalha independente, se vê às voltas com uma conspiração que envolve um hacker chamado Puppeteer.

Essa é uma descrição básica da premissa, e como é de costume em GitS, nada é o que parece e logo a investigação leva a história a níveis inimagináveis.

Em breve, pretendo reassistir Solid State Society e fazer uma crítica mais apurada. Por enquanto, essas são as minhas impressões iniciais do filme.























No comments:

Post a Comment