Friday, May 20, 2011

Computadores com esquizofrenia?

Artigo original no PopularScience.com



Pesquisadores de doenças mentais descobriram como induzir sintomas esquizofrênicos em um computador, causando a si mesmo erros relacionados à doenças, tal qual reinvindicar responsabilidade por um ataque terrorista.

O resultado da pesquisa indica uma hipótese que afirma que um processamento deficiente de informações pode levar aos sintomas da esquizofrenia.

Cientistas da Universade do Texas construíram uma rede neural chamada DISCERN, que é capaz de aprender a fala. Os cientistas ensinaram uma série de histórias e a armazenar informação como relação entre palavras e sentenças - exatamente como uma pessoa aprenderia.

E o que seria uma rede neural?

Rede neural é uma rede matemática ou computacional baseada na estrutura e/ou aspectos funcionais de uma rede biológica. Ou seja, baseada no nosso sistema nervoso.
Uma rede artificial é uma rede de adaptação, que muda sua estrutura baseada em informações externas ou internas que passa por ela mesma durante a fase de "aprendizagem".
Alguns exemplos de uso dessas redes seria na área de reconhecimento de padrões, diagnóstico médico e aplicações financeiras.

Voltando ao post:

A grande jogada dos cientistas foi aumentar a taxa de aprendizagem da rede DISCERN e fazê-la "esquecer menos". Esse processo de esquecer menos é semelhante a floodar o cérebro humano com dopamina, substância que aqui é o fator chave para se ter o discernimento e entender diferentes experiências e estímulos.

Com esse flood, a rede DISCERN começou a apresentar sintomas da esquizofrenia, se colocando no centro de histórias fantásticas e delirantes, como a mencionada do ataque terrorista.

O intuito da pesquisa é que com o modelo resultante se possa ajudar em pesquisas médicas.

No comments:

Post a Comment