Tuesday, May 31, 2011

O Futuro da Guerra - Parte IV

Notícia original do Telegraph

Armas cibernéticas agora parte integral do armamento do Reino Unido

Uma toolbox de armas cibernéticas está sendo montada para combater hackers que alvejam instalações militares, databases secretas, serviços críticos de emergência, entre outros.

Nick Harvey, o Ministro das Forças Armadas, assentiu a existência do programa e admitiu que as armas cibernéticas são "uma parte integral do armamento do país" em uma entrevista para o jornal The Guardian. (em inglês)

Ele disse: "A ação no ciberespaço fará parte do futuro do campo de ação. Nós precisamos de ferramentas capazes e é isso que estamos atualmente desenvolvendo".

A natureza das armas é segredo de Estado, mas o Ministro confirma que elas serão administradas pelas mesmas regras que se aplicam a outros ativos militares.

E continua: "As circunstâncias e maneiras que as usaremos são amplamente semelhantes em qualquer outro domínio".

O Ministro disse que as redes digitais são agora "o coração do nossos sistemas de transporte, energia e comunicações", e que essa confiabilidade "trouxe o militar ao ciberespaço".
"As consequêncas de um ataque bem planejado e bem executado contra a nossa infra-estrutura digital pode ser catastrófico", disse.


"Com armas biológicas e nucleares, o limiar técnico é alto. Com o cyber, o dedo em cima do botão pode ser qualquer um, de um Estado a um estudante."

Relacionados:

- O Futuro da Guerra - Parte III;

- O Futuro da Guerra - Parte II;

- O Futuro da Guerra - Parte I;

No comments:

Post a Comment