Wednesday, June 8, 2011

Idoru - O Futuro do Pop - Parte II

Estive pensando ultimamente no conceito Idoru, em parte por estar re-lendo ter terminado o livro Mona Lisa Overdrive, de William Gibson, que lida com ídolos e em parte pelo post que escrevi alguns meses atrás sobre Hatsune Miku ter sido um dos mais lidos aqui no blog.

Hatsune não é a primeira idoru real ou virtual a existir e não vai ser a última.
O seu grande diferencial é a inovação utilizada para torná-la realidade, principalmente através das tecnologias de projeção 3D. E é claro, a primeira a ser de fato real, diferente de Sharon Apple, por exemplo, do animé Macross Plus, que por enquanto só existe no mundo da ficção.

O que eu venho pensando é e aqueles que se tornaram celebridades através da internet, eles/elas não poderiam ser considerados idoru também?
Primeiro, vamos analisar o que significa idoru no país que tem o termo cravado em sua cultura, mais do que todos.
Segundo, poderia o termo ser usado em outros países sem perder o significado original, ou o conceito pode também ser aplicado a outras formas de celebridade?
Vamos lá.


Como expliquei no post original, Idoru vem do japonês アイドル, que significa ídolo.
Legal, essa é fácil, mas no Japão, o conceito é um pouco diferente do restante do mundo, algo que é facilmente óbvio apenas analisando a figura de Hatsune Miku:


Hatsune é jovem, atraente, bonitinha, faz o estilo lolita, cabelo colorido, roupas de colegial. Todos os ingredientes que fazem de um ídolo, bem, um idoru.
É lógico, ela não existe, mas isso não a impediu de se tornar famosa não apenas em seu país de origem, mas no mundo todo.



Agora, o termo poderia ser usado em qualquer outro país sem perder o significado original?
Imagino que não. Se pegarmos o conceito japonês e aplicarmos em algum outro país, o Brasil mesmo por exemplo, acredito que passaria despercebido pelo grande público, criando apenas um nicho muito pequeno de fãs e seguidores, e os idorus teriam apenas uma carreira passageira. Ou seja, as diferenças culturaus são fundamentais e têm um papel importante na criação/manutenção/continuidade na existência desse tipo de conceito.
Pensando em uma inclusão no fechadíssimo mercado norte-americano, consigo pensar facilmente na polêmica que alguém como Hatsune teria em solo americano, despertando a ira de pais conservadores tentando proteger os valores morais dos filho(a)s adolescentes de tal figura idealizada.
De novo, as culturas são tão distintas que uma inserção seria invariavelmente um fracasso.
Para fazer um contraponto, consigo pensar em um exemplo que fez sucesso no final da década de 90 que poderia se encaixar no conceito e que não foi importado do Japão. Estou falando é claro das Spice Girls. Originado da Inglaterra, o grupo fez sucesso estrondoso não apenas no Reino Unido, mas nos Estados Unidos, mercado considerado difícil de se adentrar, no Brasil e em vários países do mundo, inclusive o Japão.
Quando se olha para trás e analisa o grupo, a única diferença entre elas e qualquer outra idoru japonesa é que as Spice não são japonesas. O restante está tudo lá, a juventude, a beleza atraente, o estilo descolado e a atitude de cada uma das integrantes, tudo isso se refletindo na aparência, de cabelos coloridos até as roupas sexy, atraindo tanto uma audiência feminina como a masculina para o "Girl Power". Exatamente a fórmula encontrada nas idorus.

O conceito pode também ser aplicado a outras formas de celebridade?
Se pegarmos atrizes e atores, acredito que o termo não se aplica simplesmente pelo fato dos idorus serem do mercado musical, com alguns poucos se aventurando para outras mídias, como a tv e/ou cinema.
Agora se estivermos usando o termo para uma definição menos restrita, aí sim. Infelizmente, atualmente os exemplos que poderia citar prefiro não colocar aqui no blog. É só vermos os que estão fazendo sucesso atualmente, seja com bandas ou ainda os que fazem a transição música-televisão. Poderiam ser esses considerados idoru? Como já disse, acredito que sim e mesmo com grandes diferenças nos templates, o conceito continua o mesmo.


E aqueles que se tornaram celebridades através da internet, eles/elas não poderiam ser considerados idoru também?
Na minha opinião sim. É só ver o emergente surgimento de pessoas que se tornam personalidades, ganham milhares de seguidores e ganham cada vez mais espaço em mídias mainstream através da internet, seja por blogs ou pelo twitter ou youtube.



Enquanto as idoru japonesas chegam a níveis nacionais de sucesso, esses três exemplos ainda não chegaram a tal e acredito que o motivo aqui no Brasil pelo menos é a nossa cultura, ou a falta dela. Mas! isso parece estar mudando, até mesmo pelo fato da ainda grande mídia, a televisão, estar abrindo espaço para esses novos idorus.

É interessante notar que a figura de Hatsune Miku conseguiu ser notícia mundo afora muito por causa de algo parecido como "veja o que podemos fazer", ou seja, sua existência para muitos seria apenas um demonstrativo do avanço das tecnologias disponíveis atualmente. Tecnologia acessível a todos, diga-se de passagem.

No comments:

Post a Comment