Friday, June 10, 2011

Wonderful Days

Lançado em 2003, Wonderful Days, também conhecido como Sky Blue, é uma animação sul-coreana escrita por Park Jun-Yong e Moon-saeng Kim e dirigida por Kim Moon-saeng.

E que boa surpresa Wonderful Days é. Na verdade, nem tanto assim, porque conhecendo um pouco de sua origem, não é surpresa nenhuma WD ser do mesmo país de origem de filmes como A Bittersweet Life, Oldboy, No Mercy, The Man from Nowhere e The Chaser, só para citar alguns. A Coréia do Sul têm produzido filmes de altíssima qualidade e apesar de WD ser uma animação, não deve nada a seus compatriotas.

A história se passa no ano 2140 em uma região devastada pela guerra. Ecoban é uma cidade reconstruída usando a poluição como recurso de energia e pessoas que habitam a destruída Marr são usadas como força de trabalho escrava para manter a utopia de Ecoban. A tensão entre os dois lugares cresce quando a poluição começa a se dissipar e no meio desse conflito há uma espécie de triângulo entre os três personagens principais que vai ditar o rumo da história.





Mistura de computação gráfica com animação 2D tradicional desenhada a mão, Wonderful Days faz bonito.

A premissa aqui é bem definida e apesar de não ser toda original são os personagens que carregam o filme e são o ponto alto da produção. Motivações, background e conflitos são bem explorados e dão um ar crível a WD; até mesmo personagens coadjuvantes têm seus momentos de destaque, dando profundidade ao mundo da animação.

Um ponto fraco em WD é que alguns elementos poderiam ter sido melhor definidos, como a sociedade de Ecoban, ou alguns personagens, como o Dr. Noah, poderiam ter ganho um background, dando mais desenvoltura nas interações entre os personagens principais. Mas esse é um dos poucos pormenores dessa animação que merece ser conferida!

3 comments:

  1. Cara que lindo! Vou procurar!

    ReplyDelete
  2. Ah não achei o filme nada demais... conversas muito comuns, personagens fracos... e no final, tudo por um céu azul? Meh..

    ReplyDelete